segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ainda o Colégio


O Colégio contratou um novo professor de geografia, um militar, rígido com as determinações e com as rotinas da escola. Havia recomendado que consultássemos o atlas que tinha indicado no inicio do ano e eu, na minha irreverência, não costumava levar esse material. Sentava-me com um colega e como era querido por todos, tinha boa aceitação em qualquer lugar. Mas, o mestre não perdoou e indagou:

- O seu Atlas?

Abri no choro e aos soluços expliquei:

- O meu pai é pobre e não pode comprar dois livros desses, razão para que me sente com o meu irmão gêmeo.
- Oh! Meu filho! Você pode sentar com seu irmão sem problemas. Não vamos criar caso por causa disso. Diga a seu pai que basta dispor de um volume e nada mais.
Eu não disse nada a meu pai, claro, primeiro porque eu tinha um atlas e segundo porque o colega não era meu irmão. Só não fazia levar para o Colégio o livro de mapas, por pura preguiça.   

Foi esse mesmo professor que me mandou pra fora da sala. Eu fui e troquei a camisa na quadra de basquete, vesti uma peça de um atleta que estava em campo jogando. Voltei pra sala de aula! Ao que fui advertido de que não poderia entrar. E, de forma muito sem vergonha, disse: “Está falando comigo? O senhor está me confundindo com o meu irmão gêmeo, que saiu daqui há pouco.”. E o homem engoliu!
Pior mesmo foi quando eu inventei o aniversário do homem! Foi assim:
- Meu caso mestre, em nome dos meus colegas todos desejo lhe felicitar pela passagem de seu aniversário!
E ele:
- Hoje não é meu aniversário! Não tem nada a ver. Está longe.

- Engana-se o mestre porque segue o Calendário Gregoriano. Aqui seguimos o Calendário Lunar, pelo que temos hoje – justamente hoje – o seu aniversário.
Ai cantamos o “Parabéns pra você”, aplaudimos o mestre demoradamente e com isso adiamos uma prova antes marcada. Foi um acontecimento.
Mas, o nosso professor de geografia aplicou uma prova inusitada, pois que deu um problema matemático num certo quesito, pedindo que fosse calculada a latitude. Novamente entrei em ação.
- Mestre ilustre, não costumamos resolver questões matemáticas na matéria que leciona: geografia. Utilizamos os cálculos em matemática e no máximo em física, mas em geografia, de forma alguma.
E o mestre accedeu. Retirou o quesito e se demitiu. Ninguém sabe exatamente as razões, mas a verdade é que não veio na próxima aula.


(*) Desejando o leitor comentar a crônica incuída no espaço do Blog, por favor não hesite. O faça aqui mesmo ou para o e-mail pereira.gj@gmail.com