sábado, 5 de setembro de 2009

Duas Palavras

Este livro reúne crônicas que foram publicadas na Internet, em espaço virtual que criei com a finalidade de divulgar textos de minha lavra. Inicialmente, crônicas que já dispunha em meus arquivos, algumas dessas publicadas em livro e outras que tinham saído no “Jornal do Commercio” do Recife, repetidas, então, no Blog: http://www.blogdegeraldopereira.blogspot.com/ . Mas, certa vez, fiando conversa com Prof. Carlos Miranda, ouvi um comentário que me agradou. O de que valia a pena publicar os fatos pitorescos que assistira em minha passagem como Vice-Reitor, na Universidade Federal de Pernambuco. Comecei, assim, a divulgar naquele espaço virtual esse material guardado na memória. Como uma coisa chama a outra, passei a incluir, também, fatos divertidos de minha vida em geral. E dessa forma o livro foi sendo forjado, lido aqui e ali, alhures também, recebendo mensagens de brasileiros e de outros leitores espalhados por esse mundo de Deus.
Mas, quando digo que um professor da Universidade me estimulou a escrever essas linhas que agora são reunidas em livro, não posso deixar de lembrar que as funcionárias do NUSP – Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – me ajudaram muito no pouquíssimo tempo que tive para juntar esses alfarrábios e enviar para os meus amigos que completaram o volume e na verdade deram graça e leveza. Mariza Maia de Andrade uma dessas, Elze Suely Costa Martins Oliveira outra e Maria Edione Silva mais uma. Não fossem elas, dificilmente poderia finalizar esta coletânea de artigos. Fizeram mais do que podiam e até Edivaldo Ferreira de Lima, motorista do NUSP, não mediu esforços para levar os originais aos autores dos complementos dessa coletânea. Mas, motorista que inspirou uma das crônicas, a que fala de “Lábios de Mel”.
Eu venho exercitando esta arte, a de escrever, faz algum tempo. Inicialmente com uma escrita científica rígida, dando conta de minhas pesquisas no campo da Medicina Tropical, especialidade com a qual me afinei na vida profissional. Mas, depois incursionando pela seara das ciências sociais, um pouco de sociologia ou de antropologia, para complementar a investigação médica, nunca distanciada desses necessários aperfeiçoamentos, que só completam o raciocínio e facilitam as conclusões.
A seguir, passei a preparar textos leves e bem humorados – às vezes saudosos –, os quais saíram nas páginas do periódico já referido e foram posteriormente reunidos em livros. Não posso dispensar a citação de que a evolução de meus trabalhos me levou à publicação de ensaios a propósito de história da medicina, após a apresentação em congressos da especialidade; publicação na grande teia virtual, em página da Sociedade Brasileira de História da Medicina: http://www.sbhm.org.br/ Culminando, assim, com esse tipo moderno de divulgar a própria escrita: a Internet.
Confesso que gostei e gosto de meu espaço virtual, o Blog, atualizado a cada semana com uma nova crônica. Atualmente, tenho escrito sobre o geral das coisas e menos a propósito do que vivi de pitoresco, de engraçado. Uns gostam e outros insistem para que prossiga com os textos leves, aqueles das graças ou das comicidades. De uma forma ou de outra o Blog vai sendo mantido e lido. E agora, com todo este material junto, o livro vai a lume, esperando que o leitor faça bom proveito.
(*) - Texto escrito como introdução ao livro que devo publicar em outubro, com o título "Histórias Pitorescas de um Reitor e o Pitoresco de Outras Histórias". Comente no espaço mesmo do Blog ou para pereira@elogica.com.br ou para pereira.gj@gmail.com