terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estão voltando os pássaros

             Este pássaro que começa a cantar tão cedo, antes da 4:00 horas da manhã, por certo é uma ave exótica, pois que dificilmente alguém teria coragem de manter aprisionado passarinho assim, cantador, se fosse bicho da terra. A minha insônia do despertar precoce me faz ouví-lo quase que todos os dias, quando vou ao banheiro, depois de ter me levantado da cama precocemente. Bem que poderia dormir mais um pouco, mas entram ai as minhas heranças parentais; repito o meu pai, a minha tia e a minha avó. É isso mesmo!

Mas, a boa nova que me ocorre lembrar é, justamente, aquela que me transmitiu o nosso Roberto Harrop, fotógrafo quase oficial lá pras bandas de Aldeia. Estão voltando os canários-da-terra mandou me dizer e depois repetiu de corpo presente, como diziam os antigos radioamadores. Foram flagrados por sua câmera, bicando sementes no capim do Bosque das Águas de Aldeia. E comentou, com a sabedoria dos entendidos: “Eram canários jovens, de cor branca (leia-se escura), o que faz crer que nascidos há pouco. Tinham se livrado da sanha maldosa dos pardais, bichos inclementes, trazidos para cá por quem desejou matar os velhos “lacerdinhas”, insetos incômodos e portadores de um líquido urticante.

Lembrei, vendo as fotografias que enviou, dos meus tempos de menino, quando tinha no terreiro de casa uma quantidade enorme de canários-da-terra. Passarinhos de todos os tipos, brancos e amarelos, como o ouro que reluz. Canários cantores e outros de briga. Eram todos abarrancados, como cabe ser aos bichinhos do mato. Eram mudas de mato, muito raramente um muda de casa. É que eu mesmo espalhava alpiste pelo quintal e depois disfarçava os alçapões e arapucas e prendia os bichinhos. Ainda lembro de duas canárias do tipo “coruja” que no piso do viveiro brigavam que dava gosto, para garantirem um macho da cabecinha encarnada feito um rubi.

Como não consigo dormir o quanto desejo, saio de casa muito cedo e encontro o nosso ilustre fotógrafo a clicar paisagens e pássaros. E digo: conte-me lá uma boa nova. E ele: “Estão voltando os pássaros!”.

(*) Desejando o leitor comentar, que o faça do espaço mesmo do Blog ou escreva para pereira@elogica.com.br ou ainda para pereira.gj@gmail.com O texto é reproduzido no Jornal da Besta Fubana, órgão sob a supervisão do Papa Berto I e de sua papisa.