domingo, 11 de agosto de 2013

Missão Cumprida

         
O Patriarca
O meu pai está encantado no infinito das coisas há muito tempo. Há 21 anos, numa manhã de janeiro, Nilo Pereira, depois de uma noite conturbada, me disse: “Venha aqui mais tarde, eu quero falar com você.”. Fui e ele estava inerte, imóvel em sua cama do sono da tarde. Nunca soube de que se tratava e nunca saberei. Não há esforço que me faça, ao menos, me aproximar dessa possível conversa, tão facilmente tornada impossível. Mas, o meu pensamento não desgrudou de sua imagem, ontem e hoje, muito viva em meu ser; sua imagem e suas lições.

O avô e o neto
A Princesa, Júlia de prenome
Como foi bom o “Dia dos Pais”, com um almoço em família e a presença das três filhas e dos três genros; com a presença, sobretudo, de Pablo e Júlia, netos dessa constelação parental. O encontro foi no sábado, na véspera da data que o calendário marca, porque mais fácil de ser coordenada e mais fácil de contar com a presença de todos. É numa hora como essa que se pode sentir como valeu à pena o sacrifício todo de pai e de mãe no processo de criação da prole.
Foram anos a fio de muito sacrifício e de muita luta. Estivemos juntos nas horas de dificuldade – eu e ela –, nos momentos de falta do metal, que é vil e nas ocasiões em que havia a doença instalada. Numa situação ou noutra, pode crer o leitor, amargamos a incerteza de um porvir que viesse reparar esses dias de intranquilidade. Finalmente a bonança sucedeu a tempestade, como está escrito mesmo. Hoje somos felizes, um junto do outro e os dois junto às filhas e aos netos.

Gratificante foi ouvir das três filhas palavras de agradecimento, que serviram para resgatar o tempo vivido e como as nossas recomendações e os nossos momentos ficaram gravados, tomados como lições para a vida. Lembraram a forma como as acordava: “Acordem que o mundo já está todo em flor!”, dizia eu, despertando-as. Ênfase dada aos dias de infância, vividos com a liberdade dos pássaros, mesmo que vigiada. Transferências de inclinações vocacionais, uma busca incessante pela cultura e as artes, das nossas vontades e das nossos interesses. A vida é uma luta, foi uma lição que também ficou! Ficou e vem servindo no dia a dia delas. Isso é o que vale na vida!
Levantei no domingo com o espírito saciado, pleno, certo de que cumprimos a nossa missão. Que beleza: viver para saber do neto e da neta. Hei de continuar vivendo para acompanhar o desenvolvimento de ambos.
(*) - O leitor que me acompanha nesse espaço do Blog, saiba de minha felicidade nesse Dia dos Pais. Mas, saiba também que devo voltar com a temática das superstições, tão do agrado de tantos, haja vista o número de e-mails que recebi. Comente no Blog ou o faça para pereira.gj@gmail.com