domingo, 14 de agosto de 2011

A Felicidade


Realmente, foi muito bom ter a família reunida em torno da mesa no dia dos pais. Eu sei que é uma data criada pelo comércio, para movimentar as lojas que já estavam com o apurado em baixa. Afinal, em agosto não há data a se comemorar e o marketing inventou essa, mas mesmo assim é bom, traz uma paz diferente à alma de cada um. Permite aos filhos se encontrarem e outra vez voltarem à condição de crianças, com as brincadeiras que são retomadas. Foi assim a data para mim, a casa cheia, o vozerio tomando conta do dia, como outrora, cada uma que lembrasse uma coisa e que desse uma risada maior que a outra e depois o almoço. A mesa posta, a comida servida, o vinho espanhol aberto e os copos abastecidos.
Sim, o vinho espanhol aberto, porque foi filha a mais velha quem trouxe, em março e aqui ficou esperando um momento como o de agora, para ser oferecido aos convivas, como forma de se confraternizar e de saudar a data. Ela também participou, embora distante, em terras de Espanha, aproveitando o milagre do computador e presente na telinha de um ipad. Foi dela a mensagem linda que recebi: "Pai, não é preciso dizer que você é um PAI maravilhoso, isso você sempre soube... então quero que saibas mais uma vez que além de maravilhoso é um PAI: PRESENTE, CARINHOSO, ATENCIOSO. Enfim, É UM GRANDE PAI. Pois é painho, lhe desejo um Dia maravilhoso que você merece mais do que ninguém. Hoje sou uma pessoa feliz e sei que minha felicidade é resultado de tudo o que vivi e aprendi com você. "
Essas coisas, isto é a família novamente reunida, as filhas esbanjando satisfação, os genros integrados, os presentes recebidos – a camisa de uma e o relógio de outra –, junto com essa mensagem que li ao despertar, me deixaram absolutamente certo de que valeu a pena o esforço, às vezes tão difícil, de criar e educar, que levamos a efeito, eu e minha mulher, há tantos anos minha companheira. Chego a dia como este apenas para aportar em cais dos meus afetos, como se dirigisse uma embarcação de bom porte, para comemorar uma escala a mais na trajetória que espero longa de minha vida.
É claro que faz falta o pai que se foi! Recordo o último dia dos pais que passei com ele, quando indaguei que presente gostaria de receber. Um dicionário de Aurélio foi a resposta, sem imaginar, ele próprio, que o computador estava chegando e com ele a Internet, trazendo o milagre dos textos on line, com diversos dicionários assim disponibilizados e com a versão do que ele desejava e eu o presenteei já digitalizada. O dicionário e tantas outras obras que tenho agora na memória de meu equipamento. E ele se foi, nunca mais dele tive notícias. Nada mais que sonhos, que representam a forma onírica da presença e da lembrança. Ficou a saudade! Um dia também me farei pó e deixarei a recordação em cada canto de meu viver. Mas espero em Deus não seja tão cedo!
Valeram a pena o dia e a data, as palavras de cada uma e os abraços! Sou feliz!

(*) Interrompo um pouco as considerações em torno dos nossos imperadores, para saudar o dia dos pais, mas hei de voltar ao tema. O leitor que me prestigia, comente o texto no espaço mesmo do Blog ou o faça por e-mail para os endereços: pereira@elogica.com.br e pereira.gj@gmail.com

4 comentários:

  1. Geraldo,


    Crônica pessoal que nos leva a compartilhar com você tanta felicidade. Ótima!!
    Alusão à figura do pai, revelando a saudade e a falta que faz um pai em nossas vidas. Esse sentimento é , também, meu . Saudades e lembranças que jamais morrerão.
    Afinal,intrinsecamente dito,a família como a maior sociedade: a que nos foi dada pela própria vida, gerando um único pai e mãe, e a família advinda do seu casamento e que fez de você um pai muito amoroso e muito feliz. Parabéns!!!!
    Seu texto merece ser lido e relido.
    Abços,
    EP

    ResponderExcluir
  2. Geraldo,parabens ,pelo dia dos pais e pelo artigo,abraço Renato Phaelante

    ResponderExcluir
  3. Professor , que lindo, casualmente me deparei com sua pagna , parabéns acheitudo muito lindo...

    ResponderExcluir
  4. Professor por um acso me esbarrei no seu blog, que lindo , parabéns que Deus o conserve, precsamos da sua sabedoria...Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir